segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Exames realizados na Clínica Ruschel

Videoendoscopia nasal

Exame das fossas nasais realizado com fibra óptica e micro-câmera, gravado em DVD. Pode ser realizado com fibra óptica rígida ou nasofibroscopio flexivel.Objetiva diagnóstico das rino-sinusopatias (rinites e sinusites), identificando processos agudos e crônicos. Definindo a estrutura nasal interna, o cavum , avaliando também o esfíncter velo palatino, elucidando assim a dimensão das adenóides e identificando possíveis tumorações.

Prick teste

O teste cutâneo de hipersensibilidade imediata ou prick teste é um dos instrumentos mais importantes que o alergista lança mão para diagnosticar a causa dos problemas alérgicos. Consiste na colocação de uma gota da substância alergênica (capaz de causar alergia) sobre a pele do braço ou do dorso; a seguir, com um puntor (lanceta), faz-se um prick (um pequenino furo) na pele. Isso é bastante superficial, a dor é mínima e não há sangramento. O puntor é estéril e descartável, o que significa que você não terá nenhum risco de contrair qualquer doença com esse procedimento. A leitura é feita em 15 minutos e considera-se positiva a reação que forma uma pápula (“bolinha”) superior a 3 mm. Essa pápula é vermelha e pruriginosa (causa coceira no local) e desaparece dentro de alguns minutos.

Videolaringoscopia

Consiste na avaliação das pregas vocais, laringe, hipofaringe, orofaringe, cavidade oral e porção superior da traquéia através de uma aparelhagem de fibra ótica, rígida ou flexível, conectada à uma micro-câmera e DVD-recorder. Permite documentação do exame, que pode ser visto pela fonoaudióloga e pelo próprio paciente, podendo ser feito o acompanhamento terapêutico com exames subseqüentes. Pode ser realizado somente pelo otorrinolaringologista, sendo indolor, não necessitando de sedação.

Videolaringoestroboscopia

Um avanço da videolaringoscopia, da qual difere pela aplicação de luz estroboscópica ( inofensiva para o paciente) que permite análise mais minuciosa dos movimentos das pregas vocais, como se fosse em "câmera lenta". Um dos instrumentos mais modernos para a avaliação das desordens vocais. O exame é gravado em DVD, acompanhados de fotografias das pregas vocais.

Otoemissões acústicas transientes e produto de distorção

Este exame avalia a função das células ciliadas externas, componentes da orelha interna. Desta forma, avalia de forma indireta a audição, sendo utilizado em triagem auditiva de recém-nascidos (conhecido como "teste da orelhinha"). Nosso equipamento realiza as variantes transientes evocadas e produtos de distorção. Exame útil em detectar perdas auditivas cocleares precoces (detecta perda auditiva induzida pelo ruído antes do que a audiometria). É um exame objetivo, ou seja, não depende de respostas do paciente, sendo utilizado como método médico-legal objetivo de avaliação auditiva.

BERA (Potencial Evocado Auditivo de Tronco Cerebral - Audiometria de tronco cerebral - PEAT)

Neste exame, um estímulo sonoro em "click" deflagra as ondas elétricas da condução nervosa no sitema auditivo, sendo estas captadas por eletrodos colocados na cabeça do paciente. Permite o estabelecimento dos limiares auditivos sem a resposta do paciente e também tem grande utilidade na localização da deficiência auditiva ao longo das vias auditivas, além de monitorização da função do tronco cerebral e avaliação auditiva em recém-nascidos. Exame indolor, permite avaliação eletrofisiológica das vias auditivas e estimativa de limiares auditivos. Como é um exame objetivo, também é utilizado para avaliação médico-legal de indivíduos que simulam surdez. Realizamos também o exame de potencial evocado auditivo por estado estável, que permite uma avaliação objetiva da audição.

Vectonistagmografia computadorizada

Este exame faz parte da rotina otoneurológica, que visa avaliar de forma minuciosa o paciente com alterações do sistema vestibular (equilíbrio), incluindo as doenças do labirinto, popularmente conhecidas como "labirintites". Eletrodos semelhantes aos eletrodos usados em eletroencefalograma são colocados na fronte do paciente e conectados a um programa de computador, que analisará os sinais originados de movimentos oculares involuntários, denominados nistagmos. A análise destes movimentos é de extrema importância no diagnóstico das doenças vestibulares, dadas as ligações existentes entre o sistema vestibular. Estas conexões, ricas em reflexos de vários tipos, objetiva ajustar a visão frente aos deslocamentos do corpo. Os pacientes são submetidos a testes visuais com barras luminosas, em que devem acompanhar com o olhar o deslocamento de sinais luminosos, e testes calóricos, em que as orelhas são expostas a ar quente e ar frio, que estimulam de forma diversa o labirinto. Nosso equipamento é totalmente computadorizado, que permite maior precisão e objetividade nos resultados A análise computadorizada dos nistagmos é de fundamental importância no diagnóstico das doenças vestibulares.

Polissonografia (Laboratório do Sono)

O equipamento de Polissonografia é um sistema computadorizado capaz de captar informações detalhadas e todas alterações fisiológicas durante o sono. Além de diagnosticar o problema, quantifica-o, estabelecendo o grau de severidade, determina as conseqüências à saúde do paciente e testa as formas de tratamento mais adequadas. O que se pretende com o exame é analisar uma noite habitual de sono. A única diferença é que pequenos eletrodos (fios finos) são conectados ao corpo para monitorizar as ondas cerebrais e, consequentemente, o sono, a respiração, a oxigenação do sangue, etc. Os eletrodos ficam conectados a um computador que registra tudo o que acontece durante o sono. Às 6 horas da manhã, aproximadamente, o paciente é acordado para a retirada dos eletrodos. Um técnico, na sala do computador, está à disposição durante toda a noite para verificar o correto funcionamento dos eletrodos. É um exame que auxilia a medicina do trabalho principalmente em trabalhadores como motoristas (detecta o risco aumentado de sonolência e apneia do sono), como também é utilizado em trabalhadores com alterações no ritmo circadiano (trabalhadores noturnos), neste caso, o exame é feito durante o dia. De acordo com uma pesquisa norte-americana, 51% dos entrevistados sofrem de sonolência. No caso dos trabalhadores noturnos, a sonolência pode ser considerada normal, uma vez que, muitas vezes, não é possível dormir o suficiente durante o dia, como ocorre à noite, entre 6 e 10 horas, dependendo do organismo de cada um. Através da polissonografia, pode-se avaliar se o individuo esta adaptado a um ritmo de trabalho noturno ou se apresenta maiores riscos de sonolência, podendo prever quais trabalhadores estão sujeitos a maior risco de acidentes.

P300

O potencial cognitivo P300 é um potencial evocado auditivo de longa latência. É um exame utilizado para avaliar disturbios da atenção, como o déficit de atenção e hiperatividade.


Potencial evocado miogênico vestibular (Vemp)

Este exame avalia a resposta muscular decorrente de estimulação auditiva. É utilizado em pacientes com queixas de tontura e desequilibrio.


Eletroencefalograma (EEG) e MAPEAMENTO CEREBRAL

O exame de Eletroencefalografia e Mapeamento cerebral é indicado especialmente para o estudo da epilepsia, crise convulsiva, e na perda da consciência de origem obscura (crise epileptiforme).

Esse exame registra a atividade elétrica do córtex cerebral. A capacidade de gerar atividade elétrica é uma propriedade comum dos tecidos vivos. Através de eletrodos, colocados no couro cabeludo de maneira ordenada, registra-se as ondas cerebrais, que são enviadas a um aparelho onde os sinais são ampliados e enviados para um sistema computadorizado que transforma o sinal analógico em digital .

Uma das vantagens do aparelho digital é a flexibilidade na mudança das montagens, filtros, sensibilidade e base de tempo após o registro.

O armazenamento de dados no computador, a análise quantitativa e a criação de mapas de freqüência e de amplitude, são imprescindíveis para comparações estatísticas com valores normativos e diagnóstico discriminativo.

Outras indicações para o EEG e Mapeamento cerebral:

  • Isquemia cerebral e doenças vasculares.
  • Demências e encefalopatias.
  • Doenças psiquiátricas.
  • Traumatismos crânio-encefálicos.
  • Déficit de atenção e aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário